A verificação do rendimento escolar será feita por disciplina, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento. Entende-se por assiduidade a freqüência às atividades correspondentes a cada disciplina, ficando nela reprovado o aluno que não comparecer a mais de 25% das mesmas, vedado o abono de faltas. Exemplo: Em uma disciplina com carga horária de 60 h/a, o aluno que faltar mais de 15 aulas será reprovado por freqüência, ainda que tenha alcançado nota para aprovação no final do semestre. São favorecidos com o abono de faltas, somente os alunos militares do corpo de oficiais da reserva, convocados para o serviço militar.

Caso o aluno seja infreqüente em todas as disciplinas em que estiver matriculado no semestre, poderá ser jubilado (ter seu registro na UFMG cancelado).
O aluno que alcançar um mínimo de 60 pontos (conceito D) e for freqüente, será considerado aprovado na disciplina. O aluno que alcançar no máximo 39 pontos (conceito F) será considerado reprovado na disciplina. O aluno que obtiver entre 40 e 59 pontos (conceito E) poderá submeter a Exame Especial ou Tratamento Especial.

Nenhum resultado negativo (infreqüência, reprovação por nota) deixará de constar do histórico escolar do aluno.

  • Exame Especial é o exame prestado em datas fixadas no calendário escolar que dá ao aluno que obteve conceito E uma nova oportunidade de aprovação na disciplina. O Exame Especial tem o valor de 100 pontos e a nota final é obtida através da média aritmética entre os pontos obtidos no final do período letivo e os pontos obtidos no Exame Especial. O aluno que for aprovado também pode prestar Exame Especial com o objetivo de melhorar o conceito. Para esses alunos é feito o mesmo cálculo, porém será lançado no histórico o resultado de maior valor. O resultado final é calculado da seguinte forma: form1
  • Tratamento Especial permite ao aluno que obteve conceito E, ao invés de fazer o Exame Especial, prestar, no semestre subseqüente, os exames daquela disciplina, sem necessidade de freqüentar as aulas. O Tratamento Especial poderá ser concedido em situações específicas e eventuais, a juízo do colegiado. Deve ser requerido na data fixada pelo calendário escolar na Seção de Ensino da FACE, e só poderá ser concedido uma única vez na mesma disciplina. O aluno poderá requerer o Tratamento Especial mesmo sem saber o resultado final. Se o aluno obtiver aprovação ou não conseguir o mínimo de 40 pontos, seu requerimento será desconsiderado. O aluno deverá escolher entre fazer o Exame Especial ou Tratamento Especial. O resultado final é calculado da seguinte forma: form2
  • Rendimento Semestral Global (RSG) menor ou igual a 1 (um) é considerado insuficiente. Caso o aluno tenha o RSG insuficiente por 3 (três) semestres, consecutivos ou não, poderá ser jubilado, ou seja, perderá a vaga na UFMG.
    PONTOS CONCEITOS VALOR DO CONCEITO
    90 a 100 A – Excelente 5
    80 a 89 B – Ótimo 4
    70 a 79 C – Bom 3
    60 a 69 D – Regular 2
    40 a 59 E – Fraco 1
    00 a 39 F – Insuficiente 0

O RSG é calculado da seguinte forma:

O valor do conceito de cada disciplina em que o aluno se matriculou no semestre, excluídas as porventura trancadas, é multiplicado pelo seu respectivo número de créditos. Estes produtos são somados e o resultado é dividido pelo número total de créditos matriculados no semestre.