O Setor de Compras é responsável pela aquisição de materiais de consumo, bens patrimoniais e contratação de serviços; para suprir com eficiência e efetivamente as necessidades demandadas pelos setores da Faculdade de Ciências Econômicas, contribuindo assim, para o bom funcionamento da instituição. Obedecendo aos limites e às normas da legislação federal vigente, em especial à lei 8666/93 - Lei das Licitações.

Principais Atribuições

  • Orientar sobre os procedimentos necessários à realização de pedido de compras/serviços;
  • Cadastrar a solicitação de aquisição de material/serviços, feita pelo setor requisitante, no Sistema de Compras e Licitações disponível na minhaUFMG, utilizando formulário próprio impresso;
  • Auxiliar o setor requisitante, comissão de licitação e/ou equipe de planejamento de contratação a elaborar Termo de Referência (TR) e/ou Projeto Básico (PB);
  • Organizar e executar processos de compras de materiais de consumo, bens patrimoniais e serviços observando padrões, especificações e quantitativos definidos pelo setor requisitante, de acordo com a legislação;
  • Organizar e controlar as atividades relacionadas à compra de bens de consumo licitados, recebendo requisições e providenciando a compra por meio de empenhos;
  • Disponibilizar na página da Seção de Compras o resultado das licitações realizadas pela Administração Central da UFMG, por meio de Pregão Eletrônico/SRP;
  • Elaborar e executar processos licitatórios, bem como elaborar editais de licitação, encaminhá-los a aprovação jurídica e realizar a publicidade legal dos processos;
  • Realizar compra de materiais e/ou contratação de serviços que dispensam licitações mediante justificativa;
  • Elaborar e executar procedimentos de adesão a Ata de Registro de Preços de outros órgãos;
  • Verificar autenticidade de documentação exigida dos fornecedores;
  • Solicitar orçamento junto aos fornecedores;
  • Auxiliar o cadastro de materiais que não estejam disponíveis no sistema;
  • Advertir e/ou abrir processo para penalizar a empresa quando da entrega de materiais/equipamentos em atraso, entre outros;
  • Auxiliar/participar na elaboração de estudos preliminares e emitir parecer em assuntos de sua área de competência;
  • Assessorar a direção da instituição no planejamento e organização das compras, estabelecendo a comunicação entre as partes envolvidas no processo;
  • Informar das regras que norteiam as aquisições e contratações de bens e serviços;
  • Divulgar cronograma de compras para envio de pedidos;
  • Definir, a partir do planejamento anual de compras, as modalidades licitatórias;
  • Executar outras atividades inerentes à sua área de competência.

Horário de funcionamento: das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00

Telefone de contato: 3409-7019 / 7020

Salas: 1033 / 1034

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