O ensaio "Investimento em infraestrutura: uma estrada para o desenvolvimento", de Victor Medeiros e Rafael Saulo Marques Ribeiro é um dos vencedores do concurso promovido pelo jornal Valor e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) para comemorar os 70 anos de criação da Comissão da ONU sediada em Santiago, no Chile. Os autores são, respectivamente, mestrando e professor de Economia no Cedeplar-FACE-UFMG.

De acordo com a matéria publicada na edição de hoje do Valor,

"Medeiros e Ribeiro enfatizam a relevância dos investimentos em infraestrutura para reduzir a desigualdade de renda e a pobreza. 'A expansão de serviços básicos de infraestrutura traria melhores perspectivas de emprego e salário via seu efeito positivo sobre a produtividade do trabalho em todos os setores da economia', dizem eles, que mencionam o consenso sobre o papel de gastos nessa área para promover o crescimento e o desenvolvimento econômico.

Os autores notam que pouco tem sido dito a respeito do caráter regional e social das expansões em infraestrutura. 'Na maioria dos setores envolvidos, a busca pela rentabilidade dos projetos pode fazer com que os investimentos se concentrem em regiões mais ricas e desenvolvidas, capazes de gerar maior fluxo para as empresas em termos de pagamentos das tarifas ou pedágios', escrevem eles. 'Nesse caso, a expansão dos investimentos em infraestrutura poderia ocasionar concentração da renda dentro e entre regiões'."