No próximo dia 29 de março, sexta-feira, acontecerá o lançamento do livro Sônia Viegas: uma pensadora da cultura.

Sônia Viegas (1944-1989) foi professora do Departamento de Filosofia da UFMG e uma importante referência na formação de gerações de estudantes que passaram pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas nos anos 1970 e 1980, bem como presença orientadora e constante nos círculos culturais e artísticos da cidade naquelas décadas.

Falecida prematuramente, suas filhas, Ângela e Mônica Viegas - esta última, professora do Departamento de Ciências Econômicas da FACE-UFMG -, têm tido papel importante na preservação de sua memória. Foi delas a iniciativa de editar um conjunto de textos filosóficos escritos por Sônia, que foram reunidos em três volumes organizados pelo também saudoso Professor Marcelo Pimenta Marques e publicados em 2009. No ano seguinte, a programação do Seminário sobre a Economia Mineira (o Seminário de Diamantina), promovido pelo Cedeplar-FACE-UFMG, incluiu uma mesa redonda em homenagem a Sônia Viegas.

A autora desta nova biografia é a Profa. Miriam Campolina Diniz Peixoto, do Departamento de Filosofia da UFMG. O livro é parte da coleção "Beagá Perfis", organizada por José Eduardo Gonçalves, da Editora Conceito, que inclui também a biografia do Professor Francisco Iglésias, publicada no final de 2018.

O lançamento de Sônia Viegas: uma pensadora da cultura vai acontecer no BDMG Cultural, a partir das 19h30 do dia 29/03.