A Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, em parceria com o Diretório Acadêmico da Unidade, apresenta o projeto Contracapa.

O projeto pretende somar-se aos esforços empreendidos pela Universidade na promoção da diversidade de ideias, trocas culturais e, sobretudo da visibilidade ao que está oculto ou que existe como possibilidade de conhecimento por intermédio da promoção da manifestações literárias e artísticas independentes.

A Biblioteca irá disponibilizar um espaço permanente para exposição de obras literárias independentes nos mais diversos formatos, temas e estilos. No intuito de produzir reflexões sobre o tema, o projeto Contracapa promoverá também debates, feiras literárias e outras manifestações científicas e culturais no decorrer de suas atividades.

O evento será inteiramente realizado na FACE. Não será necessária inscrição prévia, mas a participação está sujeita à lotação dos auditórios. Participantes que quiserem certificado deverão enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (será aferida a presença através de lista).

Para a inauguração, a programação será a seguinte:

Palestrante Título da palestra Data Local
João Antônio de Paula Imprensa alternativa em tempos de repressão 08/04 às 14 horas Auditório 1
Dina Marques Pereira Araújo Livro de Artista e bibliotecas: mediações e vivências 08/04 às 17 horas Auditório 1
Flávia Péret Imprensa gay no Brasil 09/04 às 14 horas Auditório 1
Flávio Vignoli Cordeiro Tipografia do Zé, editoras artesanais e o mercado de livro independente no Brasil 09/04 às 17 horas Auditório 1
Rafael Alexandre da Cruz Quadrinhos Populares e Independentes: Um celeiro pronto para ser descoberto 10/04 às 17 horas Auditório 1
Bruno Viveiros Martins Pro dia nascer feliz: o rock e a redemocratização do Brasil nos anos 1980 11/04 às 17:30 Auditório Prof. Rodrigo Ferreira Simões

A programação prevê ainda a exibição do filme Henfil, no dia 11/04, às 14 horas, no Auditório Professor Rodrigo Ferreira Simões. Após a exibição do filme - dirigido por Angela Zoé, com a participação de Jaguar, Ziraldo e Lucas Mendes -, haverá um debate dirigido por Júlia Helena Simões Moreira com o tema "Humor Gráfico na Ditadura".