Será realizado nos dias 24 e 25 de abril o I Seminário de Economia Feminista da FACE: mulheres construindo uma nova economia. O evento objetiva expandir as discussões realizadas no âmbito do Grupo de Estudos de Economia Feminista, que há
dois anos é conduzido por discentes de diversas áreas da UFMG, principalmente do curso de Ciências Econômicas.

O campo da Economia Feminista vem se consolidando ao longo das últimas décadas como um novo olhar sobre o funcionamento dos sistemas econômicos, ocupando-se da compreensão de temas como a divisão sexual do trabalho, a desvalorização do trabalho feminino e a relevância dos trabalhos domésticos e de cuidados não remunerados para o funcionamento dos mercados. Tais debates tornam-se mais urgentes em tempos de crise econômica, em que as mulheres são as mais afetadas pela degradação das condições de trabalho que assola a população trabalhadora. Por outro lado, a crise também evidencia a urgência em se pensar formas alternativas de se organizar a vida econômica de nossa sociedade, priorizando a reprodução da vida humana e sua possibilidade no longo prazo, a partir do uso racional dos recursos naturais.

Nesse sentido, o campo da Economia Feminista busca dar ressonância às experiências das mulheres na construção de outras formas de vida, e evidenciar seu potencial como propositoras de um novo projeto de sociedade. Além de ser um espaço fértil para ricos debates, o Grupo de Estudos tem cumprido o papel de fomentar o interesse na pesquisa acadêmica sobre os temas estudados, já tendo motivado monografias e projetos de pesquisa de iniciação científica entre estudantes da FACE. A proposta de realização de um seminário sobre o tema, portanto, vem no sentido de possibilitar a articulação dos diversos grupos, jovens pesquisadoras e movimentos sociais que têm se dedicado ao tema em Belo Horizonte, além de fortificá-lo no ambiente acadêmico da FACE.

Confira a programação preliminar, que será realizada no Auditório Rodrigo Simões (1070):

24/04 (quarta-feira)

9h - Abertura: Economia Feminista e Economia Política

Mahara Jneesh (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
Esther Maria Passos (Bacharel em Relações Econômicas Internacionais, mestranda em Ciência Política/UFMG)
Marlise Matos (Professora do Departamento de Ciência Política da UFMG)

14h30 - Mesa 1: Mulheres e o Mundo do Trabalho

Juliane Furno (Assessora de formação da Central Única dos Trabalhadores; doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp)
Mariângela Furlan Antigo (Professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG)
Yumi Garcia dos Santos (Professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG)

17h - Mesa 2: Mulheres na Formação Econômica do Brasil

Elaine Bezerra (Marcha Mundial das Mulheres)
Andrea Roseno (Rede de Mulheres Negras de Minas Gerais)

25/04 (quinta-feira)

11h - Mesa 3: Mulheres e as Lutas pelos Territórios

Isabella Gonçalves (Vereadora da Câmara Municipal de BH/Gabinetona - Muitas/PSOL)
Bernadete Monteiro (Marcha Mundial das Mulheres)
Movimento de Atingingidos por Barragens

14h30min às 16h30min - Encerramento: Mulheres em movimento por Outra Economia

Sibelle Diniz (Professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG)
Andréia de Jesus (Assembleia Legislativa de Minas Gerais/Gabinetona - Muitas/PSOL)
Marina Coimbra (Graduanda em Ciências Socioambientais/AUÊ!)

As inscrições já estão abertas. Haverá emissão de certificado. Mais detalhes, na página do evento.