Professores e pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). divulgaram a nota técnica Análise de demanda e oferta de leitos hospitalares gerais, UTI e equipamentos de ventilação assistida no Brasil em função da pandemia da Covid-19: impactos microrregionais ponderados pelos diferenciais de estrutura etária, perfil etário de infecção e risco etário de internação, em que apresentam uma simulação da oferta e demanda por leitos e respiradores por microrregiões de saúde, levando em consideração as diferenças na estrutura etária observadas entre as microrregiões de saúde. Foram consideradas também as diferenças no perfil etário de infecção e no risco etário de internação hospitalar (geral e UTI).

A equipe responsável pelo trabalho é composta dos pesquisadores Kenya Noronha, Gilvan Guedes, Cássio Turra, Mônica Viegas Andrade, Laura Botega, Daniel Nogueira, Julia Calazans, Lucas Carvalho, Pedro Amaral -- todos do Cedeplar/FACE/UFMG -- e Luciana Servo, do Ipea.

As simulações mostram que o sistema de saúde brasileiro não comporta uma rápida escalada dos casos graves de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em um mês (até o fim de abril), se 0,1% da população em algumas microrregiões de saúde do Brasil estiver infectada já haveria sobrecarga dos leitos UTI. Caso o percentual da população infectada em cada microrregião atingisse 1% em um mês, o sistema entraria em colapso, com 53% das microrregiões de saúde operando além de sua capacidade.

Para as principais conclusões do trabalho, com detalhes sobre as previsões de sobrecarga de leitos gerais, leitos de UTI e aparelhos de ventilação mecânica podem ser encontradas neste resumo executivo e na íntegra do documento. Confiram também a matéria de divulgação publicada no site da UFMG.