Face Educa, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), vai postar vídeos no YouTube com conteúdos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante o período de quarentena, o cursinho popular disponibilizará, a partir de segunda-feira, 30 de março, videoaulas, aulas ao vivo e atividades de interação com os participantes.

“Estávamos com 50 alunos matriculados e uma semana de revisão de conteúdo em pleno andamento quando a quarentena começou”, conta João Pedro, diretor de Comunicação do projeto.

Os vídeos serão feitos em casa, com a estrutura de que os professores dispõem. Os profissionais são os mesmo da versão presencial do curso. “Como tínhamos mais de um professor para quase todas as matérias, conseguimos garantir que, ao menos um deles, se sentisse confortável para gravar os vídeos”, revela João. Os alunos com matrícula presencial terão acompanhamento por monitorias on-line, por meio do WhatsApp, hangouts e e-mail. As atividades são gratuitas.

Democratização
O Face Educa nasceu em agosto de 2019 com a missão de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior e ajudar na transformação do Brasil. “Falamos muito sobre o poder da educação na vida das pessoas, mas, na condição de universitários, pouco fazemos para conceder acesso aos mais pobres que dependem exclusivamente do ensino público para se prepararem para o Enem”.

O projeto conta com cerca de 20 monitores, 18 professores e 14 gestores internos, distribuídos nas áreas pedagógica, financeira, recursos humanos, de marketing e de parcerias. Os professores e monitores são alunos em formação e formados pela UFMG na graduação ou pós-graduação.

As aulas do programa podem ser acompanhadas no canal do Face Educa no YouTube.