O II Seminário Internacional Economia e Cultura dos Comuns- Experiências e alternativas de (des)envolvimento para a Amazônia realiza edição virtual e aberta ao público. A programação ocorre entre os dias 12 de agosto e 9 de setembro, com emissão de certificados para os participantes.

Desenvolvimento sustentável, economia, saberes tradicionais, território, urbanização e cultura são alguns dos assuntos tratados na segunda edição do seminário Economia e Cultura dos Comuns. Com o tema Experiências e alternativas de (des)envolvimento para a Amazônia, pesquisadores da UFPA, UFT e UFMG convidam o público para uma série de conferências on-line, a fim de compartilhar conhecimento científico de diversas áreas.

No dia 12 de agosto, às 19h, Rosa Acevedo Marín ministra uma conferência sobre Sistemas de uso comum e reciprocidades econômicas positivas. Professora dos Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), ambos da UFPA, Rosa é socióloga e pós-doutora pela Universidade de Quebec, em Montreal, Canadá. Seu trabalho intelectual concentra-se nos temas escravidão no Pará, territórios quilombolas, identidades e cartografia social.

O professor Francisco de Assis Costa segue a programação no dia 19/08, também às 19h, com uma apresentação sobre Eficiência reprodutiva: um modo de avaliar o andamento da vida. Economista e doutor pela Universidade Livre de Berlim, Francisco Costa é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia e do PPGDSTU, na UFPA. Suas pesquisas aliam economia e modelagem matemática a perspectivas históricas e sociológicas, tratando da diversidade de estruturas e agentes produtivos da Amazônia.

Na semana seguinte, em 26/08 às 19h, Ruth Muñoz faz uma apresentação ao público intitulada La promoción de la economía social y solidaria desde lo local en la Argentina: Aprendizajes y preguntas desde la economía sustantiva. Pesquisadora do Instituto del Conurbano da Universidad Nacional de General Sarmento (UNGS), na Argentina, Ruth trabalha com políticas públicas, economia regional e urbana, economia social, finanças solidárias e microfinanças.

E a programação encerra no dia 09 de setembro, às 19h, com Roberto Monte-Mór e o tema Utopias Urbano- Camponesas e outras economias: questões para (re) pensar a Amazônia Brasileira. Roberto é arquiteto e urbanista e doutor em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia- UCLA e trabalha com os temas planejamento urbano e regional, economia regional e urbana, economia popular e solidária e urbanização extensiva. É professor da UFMG, no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), na Faculdade de Ciências Econômicas e no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU, da Escola de Arquitetura.

O seminário é resultado de uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da UFPA, o Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da UFT e o Centro de Desenvolvimento e Planejamento (Cedeplar) da UFMG, por meio do projeto PROCAD, apoiado pela Capes. O principal objetivo do grupo é reunir pesquisadores em diferentes níveis de formação para dialogar sobre suas experiências com pesquisa na Amazônia. As conferências ao vivo e abertas à participação do público são uma possibilidade de ampliar as conversas e divulgar resultados de pesquisas comprometidas com as questões da região.

Todas as apresentações serão transmitidas ao vivo no canal NEUZA- UFT Agroecologia no Youtube e posteriormente salvas na plataforma.
Os participantes que desejarem emitir certificados como ouvintes devem se cadastrar no site.

Para mais informações, acompanhe a página @procadcomuns no Instagram.