Projeto de Iniciação Científica: “Estudos sobre localização de atingidos pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho: uma análise espacial multidimensional”.

Coordenador: Prof. Anderson Cavalcante

Resumo do projeto: A investigação das consequências do desastre sobre as populações implica em estratégias metodológicas adequadas a um fenômeno complexo, multifacetado e de difícil mensuração. O objetivo principal deste estudo é a avaliação da localização geográfica dos atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho a partir de um índice de severidade de impacto. O projeto visa auxiliar a avaliação dos impactos e análise de riscos, danos e vulnerabilidade de populações atingidas, incluindo a construção, implementação e análise de propostas de mitigação dos impactos, além da avaliação e proposta de programas e políticas e planejamento territorial, particularmente em territórios minerários.

Prazo de vigência da bolsa: 12 meses. Início previsto: 01/10/2023.

Número de bolsas: 01

Valor da bolsa: R$ 700,00 (setecentos reais)

Atividades esperadas

- Ganhar familiaridade com literatura especializada

- Preparação de mapas

- Análise espacial

- Suporte à elaboração de artigos

Requisitos

- Ter cursado, no mínimo, o 2º período

- Familiaridade com uso de planilhas (excel etc.)

- Conhecimentos básicos de cartografia/análise espacial em QGis (ou outros) *Não obrigatório*

- Conhecimentos básicos em métodos quantitativos *Não obrigatório*

 Inscrições: deverão ser realizadas via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira todas as informações no edital abaixo