Idealizada na Gestão 1998-2006, do Prof. Clélio Campolina,  foi inaugurada no dia 01 de setembro de 2008 após a mudança da Faculdade de Ciências Econômicas para o Campus da Pampulha.

O novo prédio da Biblioteca Professor Emílio Guimarães Moura foi projetado para o atendimento ao público durante 24 horas. Criada a partir de uma demanda antiga por oferta de uma infra-estrutura física de estudos, em tempo integral, para a comunidade da Faculdade de Ciências Econômicas, hoje se tornou referência para toda UFMG, bem como para o público externo.

O acesso durante o horário especial será permitido somente mediante apresentação da carteira do Sistema de Bibliotecas da UFMG acompanhada de documento de identidade com foto. O usuário externo à UFMG deverá fazer cadastramento prévio na Biblioteca para ter acesso.

Serão oferecidos os serviços de consulta ao acervo e empréstimo – este realizado por meio de uma máquina de autoatendimento. Ao efetuar o empréstimo, o sistema emitirá um recibo que deverá ser apresentado ao porteiro juntamente com a obra, para liberação da saída do material.